Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Você trabalha em ambiente barulhento e acha que pode ter perda auditiva?

    Um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Otologia (SOB), mostra que 30% a 35% dos casos de perda auditiva estão relacionadas por causa da exposição excessiva a ruídos constantes, o que também mostra que é uma das causas mais comuns de doenças ocupacionais.

    Publicado por Felipe Oliveira
    há 2 anos

    Muito comum em fábricas, indústrias ou siderúrgicas, mas pode acontecer com frequência em outros ambientes, o barulho excessivo durante a jornada de trabalho é o principal motivo que leva um profissional a desenvolver problemas de audição.

    Um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Otologia (SOB), mostra que 30% a 35% dos casos de perda auditiva estão relacionadas por causa da exposição excessiva a ruídos constantes, o que também mostra que é uma das causas mais comuns de doenças ocupacionais.

    O máximo permitido por lei são 85 decibéis, quando o trabalhador pode ficar exposto até 8 horas diárias sem proteção. Para entender melhor, quando o barulho chega até certo nível de decibéis, a conversação já se torna muito difícil. A partir daí, é uma obrigação da empresa fornecer o equipamento de proteção individual (EPI), reduzir o tempo de exposição, de acordo com o volume do barulho, além de fazer com frequência a revisão do EPI, para assegurar que estão aptos para o uso.

    É sempre bom ressaltar que mesmo que a empresa forneça o EPI adequado (Protetor Auricular), não dispensa das responsabilidades legais, como pagamento do adicional de insalubridade.

    E quais são as principais causas de perda auditiva no ambiente de trabalho?

    Ruído excessivo - trabalhadores que tem convivência com equipamentos ou máquinas ligadas que fazem barulho o tempo inteiro, ou algum tipo de estouro dentro da empresa.

    Vibração - os trabalhadores que tem contato com máquinas que transmitem vibração como empilhadeiras, martelo, lixadeira, britadeira, tratores, caminhões, ônibus, entre outras, podem interferir drasticamente na saúde da audição.

    Excesso de calor - lidar diretamente com caldeira e fornos é prejudicial ao funcionamento do sistema auditivo.

    Substâncias químicas - existem alguns agentes químicos como solventes e metais pesados, que podem gerar perdas auditivas com as características de perda auditiva por ruído.

    A perda auditiva afeta o trabalhador nos cinco primeiros anos de atividade, sendo que começa de forma lenta, mas é irreversível. Por isso, é importante que os exames audiométricos sejam feitos regularmente e que o colaborador fique atento aos sintomas, que podem ser:

    · Alterações no sono;

    · Depressão;

    · Dificuldade para identificar a origem do som;

    · Dores de cabeça;

    · Sensação de ouvir zumbidos;

    · Não entender a fala durante as conversas;

    · Tontura e dificuldades no equilíbrio corporal.

    Por isso, quando a perda auditiva é causada devido ao ambiente de trabalho, o trabalhador tem direito a indenização, pois é responsabilidade da empresa garantir a saúde física e psicológica de seus colaboradores. No entanto, para comprovar é necessário um laudo técnico que demonstre a perda auditiva.

    Se você é aposentado, mas sofre com os sintomas citados acima, saiba que você também tem direto a receber indenização devido aos danos irreversíveis causados pelo tempo de serviço prestado. Em casos de dúvidas, procure um advogado especialista em Direito do Trabalho.

    • Publicações33
    • Seguidores18
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações65
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/voce-trabalha-em-ambiente-barulhento-e-acha-que-pode-ter-perda-auditiva/1306051111

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Conteúdo excelente. continuar lendo

    Muito interessante! continuar lendo