Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sou obrigado a trabalhar horas extras?

    Publicado por Felipe Oliveira
    há 3 anos

    É muito comum ter dúvidas a respeito da obrigatoriedade de se prestar horas extras e como elas devem ser pagas pelo empregador. Afinal, o que constitui hora extra?

    Se você pensa que são somente as horas trabalhadas além da jornada comum de trabalho, que podem ser consideradas como hora extra, não é bem assim. O trabalho durante intervalo, horário de descanso não concedido durante o dia de trabalho ou entre um dia de trabalho e outro, também são considerados como hora extra.

    No entanto, não é considerado como hora extra o período que o trabalhador está em confraternizações, bem como o tempo de deslocamento para o trabalho e o período de vestimenta do uniforme.

    Sendo assim, se estiver previsto em seu contrato de trabalho, em convenção coletiva de trabalho (CCT) e acordo coletivo de trabalho (ACT), o trabalhador é obrigado a prestar as horas extras. Contudo, o empregador não pode exigir do empregado mais de duas horas extras por dia.

    E como são pagas essas horas trabalhadas?

    Há duas formas:

    1- Banco de horas: permitido quando há previsão em acordo ou convenção coletiva, assim, as horas extraordinárias serão compensadas com dias de folga ou diminuição da jornada. Deve-se lembrar que as horas devem ser compensadas em 12 meses.

    2- Remuneração: a remuneração da hora extra deve ser paga com acréscimo de, no mínimo, 50% do valor/hora se a extra foi prestada durante a semana. Já se as horas extras foram prestadas aos domingos e feriados, o acréscimo será de 100%.


    • Publicações33
    • Seguidores18
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações104
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sou-obrigado-a-trabalhar-horas-extras/1284067838

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)